PARA INSTALAÇÃO DE ABATEDOURO DE AVES CAIPIRAS
O prefeito Ivanildinho se reuniu com representantes do Comitê Gestor Territorial (CGT) do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER), que executa um plano de ação no munícipio e na região para estruturação da cadeia produtiva da avicultura caipira.
O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura nesta terça-feira (21), tratou de demandas do projeto, a principal delas, mudanças em alguns termos e a consequente efetivação do processo de cessão em comodato de uma área para construção e instalação de um abatedouro de aves caipiras.
Vale ressaltar que a cessão já foi feita por parte da gestão municipal, porém, em virtude da ampliação do projeto, serão necessárias alterações em alguns termos. Essas questões serão analisadas pelo setor jurídico do município.
O prefeito Ivanildinho autorizou que os trâmites legais sejam apreciados para a efetivação da cessão do terreno num menor espaço de tempo possível nos termos adequados.
A instalação de um abatedouro dentro das normas sanitárias, é uma fase fundamental dentro do projeto de estruturação da cadeia produtiva de avicultura caipira.
A reunião desta terça (21) tratou também de ações voltadas para a bovinocultura, como exemplo, acompanhamento dos produtores que estão sendo beneficiados com o programa que o munícipio executa de melhoramento genético do rebanho local.
Na ocasião, o prefeito Ivanildinho tratou ainda sobre o abatedouro já construído no munícipio, às margens da RN 023 (saída para Coronel Ezequiel), destinado à bovinocultura mas que ainda não foi autorizado a ser utilizado. O gestor cobrou da Emater, órgão responsável pela construção e liberação do equipamento, agilidade com as licenças que estão pendentes e que não foram autorizadas pelos órgãos ambientais para a sua utilização.
Participaram do encontro membros do Banco do Nordeste, Emater, APAC e COOPERCACHO, instituições que integram o CGT do PRODETER, além do assessor jurídico do município, Ivalter Ferreira, o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros, e técnicos da pasta.