As secretarias de Cultura e Turismo promoveram na noite desta sexta (10) a primeira reunião com os blocos para discutir o edital de ajuda aos blocos do carnaval 2025 de Santa Cruz. A Secretaria Municipal de Cultura apresentou uma nova proposta de edital para este ano, dos 21 blocos com direito a voto, a proposta foi aprovada por 15 (quinze) votos a favor e 4 (quatro) contra, e 2 (duas) abstenções.
Além dos 21 blocos com direito a voto, 5 novos blocos também compareceram à reunião, totalizando 26, mas estes blocos só tem direito a voto e a participar do edital a partir do próximo ano, uma vez que a Lei exige que o bloco tenha pelo menos 1 ano de atividade e de Cadastro Cultural na Secretaria de Cultura.
A grande novidade apresentada pela secretaria e aprovada pela grande maioria dos blocos é o valor concedido a cada agremiação, que será maior do que nos anos anteriores, com a publicação do edital, que deverá acontecer ainda esta semana, 16 blocos serão escolhidos, conforme os critérios que serão publicados no edital. Uma equipe intersetorial será a responsável pela análise e seleção.
Na reunião também foi anunciado a criação do comitê do carnaval, que a muito tempo era cobrado pelos organizadores de blocos, mas que na gestão Aninha de Cleide, torna-se realidade, este comitê terá representantes de gestão municipal e dos representantes de blocos, para que a discussão e planejamento do carnaval aconteça durante o ano inteiro.
O secretário de cultura, Marcos Silva, avaliou esta primeira reunião como muito positiva, defendeu as mudanças feitas dizendo que a ideia da gestão é valorizar os blocos que realmente brincam carnaval em Santa Cruz, já a secretária de turismo, Jozy Carvalho, falou da importância de integração entre várias secretarias para o sucesso do evento, além de externar o desejo da atual gestão, em avançar nas ações de turismo e cultura do município.